Você não pode realizar uma novo pedido a partir do seu país. United States

Cronograma capilar: como fazer limpeza, hidratação, nutrição e reconstrução

Em: quarta, março 27, 2019

Um cronograma capilar é uma espécie de agenda que inclui 4 passos: limpeza, hidratação, nutrição e reconstrução, tratamentos que devem ser feitos em dias específicos da semana para repor os nutrientes certos aos fios. Se você não sabe por onde começar a fazer o cronograma, chegou ao lugar certo: na Beauty Fair, a maior feira de beleza das Américas, que rolou em São Paulo, conversamos a Técnica da INOAR, Aline Rodrigues, que preparou um guia completo sobre cada etapa do cronograma.

O cronograma capilar faz um mega sucesso entre cacheadas, crespas e entre quem está na transição capilar, ou seja, quem abandonou a química para voltar ao cabelo natural. Mas essa agenda de tratamentos pode ser feita em qualquer tipo de cabelos, desde os lisos e os ondulados até os fios com química. Só que o cronograma capilar não precisa - e nem deve ser! - igual para todos os tipos de cabelo. Por isso, a expert no assunto, Aline Rodrigues, contou ao Purepeople os tipos de produtos necessários para cada etapa, o passo a passo de como fazer e a diferença da limpeza em fios naturais e com química.

A ETAPA DA LIMPEZA NO CABELO NATURAL
Muita gente conhece o cronograma capilar somente por hidratação, nutrição e reconstrução, mas a etapa da limpeza é importante para preparar o cabelo para receber os produtos. Para as donas de cabelos naturais e oleosos, Aline indica shampoos com flor de laranjeira, que têm ação refrescante e revitalizante. "Ele usa o ativo da flor de laranjeira para limpar esse excesso de oleosidade e pode ser utilizado diariamente", indica. Uma boa dica é o Shower Gel Cabelo e Corpo, da linha Natural Collection. Já para cacheados e crespos de todos os tipos que não têm coloração, a linha mais indicada é a Afro Vegan, que contém Manteiga de Karité e óleo de Rícino. "Essa composição vai ajudar no fortalecimento e na nutrição do fio. O uso contínuo vai deixar o cabelo mais equilibrado e com suavidade", indicou, lembrando também das linhas "Meu Cacho Meu Crush", que têm vitaminas e Colágeno.

A ETAPA DA LIMPEZA PARA CABELOS COLORIDOS
Para cabelos com química, principalmente os coloridos, o shampoo precisa proteger a cor sem deixar o cabelo ressecado. Aline citou a linha Blends, que evita o desbotamento da nuance, seja ela platinada ou fun colors, como violeta, rosa e azul. "Esse shampoo pode ser de uso diário ou toda vez que a pessoa lavar. Essa manutenção é possível por conta da vitamina C que faz parte dos compostos e tem uma ótima ação antioxidante que, junto com ele, o blend de óleos de coco - que é queridinho de famosas, abacate e argam. O cabelo com química tem falta desses ativos e, com a química, ele automaticamente perde nutrição", explica.

A ETAPA DA HIDRATAÇÃO: 'QUANDO FICA COM TOQUE ÁSPERO'
A hidratação é a etapa mais importante e deve ser feita nos cabelos com química ou naturais para devolver a água que os fios perdem. "Fazendo hidratações semanais, em um mês a pessoa já sente uma diferença real no fio. O cabelo perde umidade natural com o uso do secador, da chapinha, exposição ao sol, poeira. Um sintoma claro que o cabelo está sem hidratação é quando ele fica opaco e com toque áspero. Para essa recuperação, a linha Oil Vegan tem azeite de oliva e óleo de coco que, combinados, devolvem a hidratação dos fios e os lipídios, que são fundamentais para a nutrição", indicou a expert. "Se a pessoa tem cabelos oleosos, só pode usar o Oil Vegan no comprimento e pontas, da orelha para baixo". A mesma dica serve para quem tem corte chanel ou pixie. "Tem que dar uma distância de 2 a 3 dedos da raiz". A dica é usar o produto a cada 15 dias, deixando agir nos fios por 30 minutos antes do banho.

AS ETAPAS DA NUTRIÇÃO E DA RECONSTRUÇÃO
A nutrição e a reconstrução precisam ser feitas depois da hidratação. Para saber se o cabelo precisa de nutrição, os os sinais os seguintes. "Ele começa a embaraçar muito, além de ser seco, opaco e não ter um toque agradável", indica a expert, citando as linhas Oil Vegan e a Doctor. "Essa linha já é um cronograma capilar pronto, que têm uma máscara de hidratação, nutrição e reconstrução. A pessoa utiliza uma vez por semana", indica. A mesma linha também pode ser usada na etapa de reconstrução. "Essa linha tem um shampoo reconstrutor, um segundo passo do tratamento reconstrutor e um leave-in de proteção térmica".

PASSO FINAL: CONDICIONAMENTO E FINALIZAÇÃO
Depois de fazer qualquer etapa do cronograma capilar com as máscaras de tratamento, a expert da INOAR indica, sempre, aplicar um condicionador para fechar as cutículas dos fios. "A cutícula é o escudo do cabelo. Selada, ela está protegendo a parte interna do fio, onde está a resistência, a umidade, os nutrientes. Geralmente, o pH dos produtos já selam um pouco as cutículas, mas se você não condicionar, não existe uma garantia de um resultado eficiente", explica. Para finalizar, o leave-in é essencial. "Caso a pessoa seque ou faça chapinha todos os dias, é recomendado que ela o use após a lavagem, para criar uma camada de proteção térmica".

Comentários

Deixe o seu comentário